terça-feira, 26 de outubro de 2010

Orando com os olhos abertos

A oração parece um problema não resolvidos em nosso vida e em nossas Igrejas. E isso pode ser dito não apenas devido a falta de entusiasmo  que demostramos para orar ou devido ao sempre pequeno número de crentes disposto a essa prática.
Mas vejam como somos tentados a ver a oração como algo que ela não é ou jamais deveria ser. Podemos vê-la como uma formalidade ou repeti-la mecanicamente( temos cá as nossas rezas!).Ou as vezes pensamos que ela é uma maneira de convencer  um deus relutante a fazer o que nós queremos( a confissão positiva da teologia da prosperidade). Ou a usamos como um recurso para mostrar aos que nos rodeiam que, afinal somos bem piedosos, certinhos e  santinhos( seremos os fariseus de hoje?). ou oramos como se a oração tivessem alguma força mistica liberadas ao pronunciarmos certas palavras (estaremos usando  a nossa oração  como um patuá?).
O estudo da Bíblia nos mostra que devemos orar com os olhos abertos para alguma questões.
No capitulo 6 de Mateus, encontra-se a oração dominical, talvez a parte das escrituras mais conhecida em todo mundo.
Podemos dizer que Jesus deu a teoria antes e depois ensinou-lhes como seria isso na prática. Jesus disse: "...Quando orardes, não seres como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas para serem vistos pelos homens, em verdade vos digo eles já receberam suas recompensas. Tu porem quando orardes entra no teu quarto, e fecha a porta, oraras a teu pai, que está em secreto. E teu pai que vê em secreto te recompensará. E orando não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso pai, sabe o de que tendes necessidades, antes lho peçais."
Jesus está ensinando como deve  e como não deve ser a oração. A oração é o momento mais intimo de comunhão com Deus que o ser humano pode ter. É uma audiência com Deus, e o todo poderoso condescende em ouvir nossas suplicas.
Portanto ela não pode ser feita de qualquer jeito. Devemos ter consciências de certas coisas.
Primeiro consciência de quem nos somos. Ninguém orava tanto quanto os fariseus, de manhã, ao meio-dia, e a noite, oravam nas casas nos templos e muitos oravam em lugares públicos, com um único interesse de serem vistos, Jesus os chamou de hipócritas ou mascarados. Para não sermos iguais, devemos saber quais são as nossas reais intenções ao orarmos. Devemos ser sinceros para com Deus. Está é aprimeira  e a  mais importante coisa a saber, SINCERERIDADE NAS NOSSAS ORACÕES!
Segundo temos que estar conscientes das palavras que estamos proferindo Jesus diz " não useis de vãs repetições "O sábio Salomão disse "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se aprese a pronunciar palavra alguma diante de Deus, porque Deus está no céu e tu na terra, portanto sejam poucas as tuas palavras" Elc: 5:2.
Terceiro consciências de quem é Deus. Quando Jesus disse" não vos assemelheis a eles, porque Deus o vosso pai sabe do que tendes necessidades antes que as peçais"ele estava nos dizendo que não devemos nos aproximar de Deus como se ele estivesse desenformado. Deus é o Todo-Poderoso que conhece todas as coisas.
Mas se Deus já sabe de tudo porque orar? pergunta meus queridos sobrinhos. Calvino nos dá uma boa resposta. O maior decifrador  da oração oferece uma simples resposta"Crentes não oram com a visão de informar a Deus sobre as coisas que são desconhecidas para ele, ou incitá-lo a fazer seu dever, ou apressa-lo como se ele estivesse relutante, ao contrario eles oram, para que assim possam desperta-se a si mesmo, para buscá-lo de modo que exercitem a fé meditando em suas promessas, e possam aliviar-se de suas ansiedades derramando-as diante dele."
Diante disso tudo  queridos sobrinhos, avaliem suas orações.Como são suas palavras? Que consciência de Deus elas demonstram?O que é preciso mudar em seu modo de orar? O que é preciso mudar em você?
Cuidado! NÃO VOS ASSEMELHEIS A ELES DISSE JESUS.
Beijo da tia Sara                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário