sábado, 31 de dezembro de 2011

Almas perfumadas(Que eu possa ser assim Senhor!!!!!)




Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas,pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está dançando conosco de rostinho colado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia. Minha avó era alguém assim. Ela perfumou muitas vidas com sua luz e suas cores. A minha, foi uma delas. E o perfume era tão gostoso, tão branco, tão delicado, que ela mudou de frasco, mas ele continua vivo no coração de tudo o que ela amou. E tudo o que eu amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus, que, numa temporada, se vestiu de Edith, para me falar de amor
 


Ana Cláudia Saldanha Jácomo

(Para minha avó Edith)

 
Beijo da tia Sara
 

The End Acabou 2011!!!!!!

Eu não falava, inglês, nem sabia a pronuncia certa, mas lembro que, quando criança, tínhamos a certeza de que um filme havia terminado porque ao final aparecia escrito The End - fim Apos o fim de um filme no cinema, agente levanta da poltrona e vai embora. Estamos no fim de mais um ano. E como foi este ano Tal como um filme, houve cenas emocionante, alguma ilarias, outras de drama, encontros e desencontros, surpresas e muitos personagens diferentes entrando e saindo de cena, porem diferente de um filme, tudo foi real, quer as alegrias ou as dores, elas existiram. No filme o elenco é dirigido por um diretor. E na vida quem dirige? Quem dirigiu o roteiro da sua vida neste ano que passou? Você agiu dentro do script? ou achou melhor fazer seus próprios improvisos. desviando-se do roteiro proposto pelo diretor? Filmes nos emocionam, nos fazem pensar, refletir e até  mudar postura.E o filme real que você protagonizou neste ano que termina? O que ele gerou em você? Que postura poderia ser diferentes? Quais palavras atitudes decisões e sentimentos do coração não estiveram de acordo com as orientações sábias e seguras do diretor?

Como eu dizia, quando o filme acaba, a gente se levanta e vai embora, todavia quando o ano acaba, não há como simplesmente levantar e ir embora. Na verdade assentamos para um novo começo, uma nova faze um novo capitulo.Que ao realizar as últimas cenas deste filme real chamado 2011, você se volte para o diretor  e se lance totalmente a sua direção para um novo filme preste a estrear, 2012 UM NOVO COMEÇO E que debaixo da direção do mestre, ele seja um sucesso absoluto!.
Quer desenpenhar bem seu papel?
Comece dando toda a atenção ao Diretor.
Beijo da tia Sara
FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!! 
               

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Final de ano sem promessas vãs























































































































Plante este ano a sua vontas de mudar
Todo final de ano é sempre a mesma história, vamos comer uvas para trazer sorte, lentilha para trazer dinheiro, uma cueca nova, um vestido branco etc. e etc. Aí na hora da virada as promessas "este ano eu paro de fumar", "este ano eu vou fazer aquela viagem", "vou subir de cargo este ano" e assim vai.
O interessante é notarmos que no próximo reveillón, muito provavelmente, estas 'promessas' voltarão sem piedeade, e junto possivelmente ainda mais algumas outras! Se elas voltam é porque não foram cumpridas, óbvio. Será que já aconteceu isto com você? Bem, por uma simples conversa com amigos é fácil decobrir que esta situação é comum, mas até já nos acostumamos, é como um ritual, sem sentido as vezes, o fazer promessas para o ano que vem e postergar para o próximo e o próximo ano...
Bom, se esta situação não diz respeito a você, então o restante deste artigo será talvez sem valia, mas se você se reconhece nesta situação, pode ser que possamos compartinhar juntos o sofrimento!
Mas espere um pouco, talvez algo de errado esteja permeando nossos seres, algo que não tenhamos nos dado conta. Pensei muito nas situações que descrevi acima e em especial sobre a frase SER MELHOR, que inclusive é o nome do site (coincidência ?). Temos de admitir que às vezes possa parecer uma mera formalidade, ritual ou mesmo uma brincadeira na virada do ano fazer aquelas promessas, mas já existe algo de muito importante escondido nelas, existe a VONTADE DE MUDAR, e mudar para melhor, geralmente, e este já é um passo importantíssimo; assim vamos ser melhores este ano que entra, ou pelo menos tentar.
Mas se a vontade de mudar está plantada, o que nos faz recuar ao longo do ano? Aonde falhamos? Vou dar um chute aqui e vocês vejam se acertei; falhamos porque não reconhecemos a NATUREZA DO MUDAR, DO PROCESSO DE SER MELHOR mesmo que a cada dia um pouco.
Para mudar, precisamos olhar para dentro de nós, nos reconhecer e conhecer. Isto soa como um clichê ou aquela coisa de auto-ajuda, eu sei, mas apesar de clichê não conseguimos realizar este auto-conhecimento interior, pois NOSSAS VIDAS SE TORNARAM SUPERFICIAIS, não analisamos as coisas profundamente e acabamos NOS TORNANDO SUPERFICIAIS, utilizando de formuletas já prontas, idéias padronizadas, para não termos de pensar em mais nada e continuar nossas vidas mecânicas.
Mas o que é nos conhecermos? Você já parou para reparar qual a sua reação em certas situações, o que você faz se uma pessoa lhe pede informação na rua ? E se você vê um animal doente largado? Qual a sua reação diante de uma mentira, e de uma crítica? Você aceita ser criticado ?
Nunca percebemos estas coisas pois nos parecem muito triviais e assim nunca nos conhecemos. Mas ao estar consciente disto, não deveríamos nos perguntar se, mesmo internamente, estamos reagindo de forma correta, se mudássemos nossa reação diante de tais situações o que mudaria? Seria melhor ou pior ? Talvez valesse até realizar alguns 'testes' e ver como nos saimos, abandonar os preconceitos e experimentar SER MELHOR.
Após se olhar de um modo mais crítico e analítico, devemos voltar as nossas promessas de final de ano e verificar se aquilo que desejamos é realmente o que 'desejamos' ou simplesmente fruto de uma pressão social, familiar, consumista.... Será que o nosso desejo de mudar nos tornará felizes? Pode ser que subir de cargo na sua empresa seja muito bom porque seu salário e as suas responsabilidades/preocupações aumentarão significantemente, mas e aquela sua antiga vontade de pintar quadros e viver disto? Claro que na balança das escolhas devemos pesar muitas coisas, mas vale a pena refletirmos e procurar realizar nossos desejos em busca de SERmos MELHORes e mais satisfeitos!
Este assunto é muito extenso e é claro que em um artigo não conseguimos aprofundá-lo totalmente, mas acho que o importante é pelo menos pararmos para refletir O QUE SOMOS e O QUE QUEREMOS para nós, e imaginar se as nossas promessas de final de ano falham pelo simples fato de não nos conhecermos o suficiente.
Abraço a todos e bom final de ano!





 Autor(a): Daniel Pereira
   
  Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Empreendedor na área de tecnologia e web desenvolve atualmente soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais, para um grande portal de notícias.
   
 Contato: danielusp@bol.com.br
   

Beijo da tia Sara



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ano novo vida nova vamos tentar?




Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa
Beijo da tia Sara
 
 

domingo, 25 de dezembro de 2011

Ainda sem lugar?

A cada ano que passa, o natal o nascimento de Jesus Cristo vai-se tornando mais e mais uma coisa rotineira entre as muitas que fazem parte da nossa vida. É tão normal celebrar o natal como um acontecimento de todos os anos, a mesma musica o mesmo cenário as mesma emoções as mesma palavras. Para uma grande maioria, o natal tornou-se uma festa domestica e social na qual as famílias se reúnem para come, beber, festejar, presentear .....nada mais que isso. Não nos lembramos mais de que detrás do natal há  um personagem e que sem ele não existiria o verdadeiro natal! Jesus Cristo.
Lembro-me quando pequena ia a Igreja com meus irmãos e meus pais e la voltávamos os nossos olhos para aquela pequena cidade de Belém e parecia até que estávamos todos ali naquele lugar onde Jesus nasceria, cantávamos louvando aquele dia que era um dia de alegria total todos estávamos alegres, naquela época não entendia bem o  porque, depois com o tempo aprendi e descobri o porque. Jesus o nosso salvador, neste dia resolveu deixar toda sua Gloria e vim ao mundo e nascer como um menino frágil e simples tudo por amor.
   Nenhum texto tem sido mais destacado diante dos olhos e do coração da humanidade do que este de Lucas 2:1-7 "Ela deu á luz o seu filho primogênito; enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria em que se declara que não havia lugar para José Maria e Jesus na estalagem." No entanto tem havido ou haverá  lugar para Jesus em nossas comemorações de natal em família? Temos abertos  nossos corações,nossas almas, e sentimentos para que ele entre? Só Jesus pode tornar nosso natal diferente Mas isso não acontece automaticamente. É precisos reconhecer em meios as alegrias das comemorações do natal  a voz do anjo que declara que seu nome seria Jesus porque ele salvará o seu dos pecados (Mat 1.21) Foi para isso que ele nasceu! É precisos que haja o desejo de reconhecê-lo como Salvador e Senhor da sua vida.
  Faça isso, reconheça isso no seu coração! nestas festas da comemoração do natal, que haja um lugar para Jesus em nossos lares e corações.
Beijo da tia Sara