segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Moisés O profeta tirado das águas

Filho de Anrão e Joquebede
Da Tribo de Levi
Nascido em uma época em que era proibido aos escravos hebreus ter filho homem na terra do Egito, escondido por seus pais durante três meses,(Ex:1:16) sua vida foi salva engenhosamente, educado em um palácio, instruído em toda a ciência dos egípcios, era um general militar, foi-lhe ensinado a história do Egito, as ciências, medicina, astronomia, (Atos:7:22 ) treinado na rudeza do deserto, vocacionado por Deus, 120 anos de vida intensa.
Queremos falar um pouco desse homem e seu encontro com Deus.
Fugindo do Egito por ter matado um egípcio em defesa de um hebreu, foi para Midiã.
Casou-se com Zípora, seu sogro um sacerdote de nome Jetro, parente de Abraão com Quetura, para Moisés esse era um tempo de calma, casado, pai de filhos e pastor de ovelhas, para Deus era hora de agir, Deus tinha planos na vida de Moisés e não iria usar outro.
Deus chama Moisés para libertar o seu povo que vivia escravo no Egito.
Moisés fica surpreso: Quem? eu? quem sou eu? O que direi a eles? Eu nunca fui eloquente, Moisés havia esquecido tudo que lhe fora ensinado. Deus o faz lembrar Ex 4:11, diz Moisés envia outro, estava Moisés dominado pelos seus pensamentos equivocados.
Quem vive escravo de seus pensamentos limitadores acha sempre desculpa, Deus já estava a irar-se com tanta desculpa Moisés já estava apelando, Deus lhe faz a seguinte pergunta: Quem fez a tua boca? Quem te fez Moisés? Quem te salvou da morte certa? Quem te colocou no palácio? Nessa hora realmente Moisés soube o porque de sua vida, tudo que tinha vivido até agora fora só um preparo para aquele dia e para a missão que ele haveria de realizar, tirar o povo de Deus do cativeiro no Egito.
Grandes lições tiramos dessa História e uma delas é "O que imaginamos que somos em nossa alma assim seremos", Deus precisou curar a alma de Moisés, precisou levá-lo a crer na sua capacidade de agir, de falar e de ser, apesar de ele ter o preparo suficiente para o fazer, ele não acreditava nisso.
Em Hebreus3:2-5 diz: "(...) e foi Moisés fiel a Deus em toda a sua vida."
Autora: Sara Eunice M. Galvão
Beijo da tia Sara

Nenhum comentário:

Postar um comentário